quarta-feira, 26 de março de 2008

Diário de aprendizagem da aula 26/03/2008

Hoje, nós fizemos as atualizações do blog e também a tabela que está logo abaixo. Aprendi a colocar imagem no blog. O.O
Muito legal os vídeos que foram passados e o filme sobre o Charles Chaplin. Eu já havia assistido alguns vídeos do Chaplin, mas este em específico foi muito legal. As explanações sobre as mensagens do filme "The Wall" foram bem interessantes e instigantes, nos fazem pensar sobre coisas inimagináveis que ocorriam no ensino na época da ditadura.

Tabela: O papel da educação na sociedade tecnológica


Novas tecnologias e o reencantamento do mundo - Reflexão

A produção capitalista visa bastante o lucro. Eles se preocupam mais em produzir para quem possa consumir do que para as grandes massas. O capitalismo é feito apenas para seduzir o povo. Ele conquista a população com suas idéias de que, quanto mais se tem, melhor pessoa você será.
Com a internet, você pode estar em qualquer lugar em todo o momento. Com isso, o Capitalismo ganhou força e cresceu mais ainda. Com certeza a internet é uma das ferramentas mais importantes da Globalização e do Capitalismo.
Quanto as tecnologias da informação, o desenvolvimento dela fez com que a informação chegasse mais rápido aos meios de comunicação. Por exemplo a tecnologia da videoconferência fez com que fosse possível cursar faculdade sem ter professor na sala.
Enfim, as conseqüências que toda essa tecnologia traz para o professor e para o aluno são infinitas. Os alunos terão muitas possibilidades de estudo e o professor sempre terá como surpreender o aluno.

Diário de aprendizagem 05/03/2008

Nesta aula, nós fizemos o mapa conceitual e comecei a fazer o meu blog. Estou postando algumas coisas e também definindo o meu perfil. Tenho muito o que escrever ainda.
Sobre o mapa conceitual: nunca tinha ouvido falar dessa técnica e achei bem legal. Pode até mesmo ser feito numa aula de apresentação de um educador, para que ele perceba as expectativas que os alunos têm sobre a aula.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Eu e a tecnologia

A minha relação com a tecnologia sempre foi ativa. Desde criança assistia televisão e usava aparelhos de som. Na minha infância era fita cassete que fazia a cabeça da gente. Joguei muito videogame (Nitendo 64') e assisti á filmes no videocasste.
Com o passar do tempo, a tecnologia foi avançando e acabei acompanhando. Aprendi a usar o computador (um pouco mais tarde que alguns jovens de hoje), a usar o discman (que era o sucessp da época) e outras coisas mais. Nunca fui "antenada" às evoluções tecnológicas, tudo o que sei aprendi por conta ou com amigos.
Hoje, posso dizer que estou mais atenta às evoluções. Ttenho MP4, sei o que é um HD externo e sei a utilidade de um pen drive e sei também que uma máquina digital não é boa para ter fotos eternas ( nós nunca imprimimos as fotos).
Enfim, eu tenho sim uma certa necessidade da tecnologia, porque ela está inteiramente ligada à minha vida. Não sobreviveria sem ela.

Diário de aprendizagem 27/02/08

Hoje a professora explicou sobre o Plano de Ensino e também nos mostrou o novo "post" do blog dela. Eu comentei sobre a aula no blog.
Sobre o texto Globalização e Qualidade de Vida, eu achei uma colocação muito interessante do autor, porque realmente as coisas mudaram.
Em relação à minha vida pessoal, não tive a oportunidade de saber como era antes, porque sempre tive acesso à tecnologia, no ponto de vosta profissional, a tecnologia sempre esteve presente. Eu trabalhei 1 ano e meio em uma firma que fazia manutenção de micros e sempre estive antenada aos meios de informação.
Sobre o autor não tive a chance de conhecê - lo antes, achei bem interessante seu currículo e as colocações que ele expôs naquele texto.

Relatório sobre a música: "Pela internet" - Gilberto Gil.

A música do compositor Gilberto Gil mostra claramente a evolução da comunicação. Com suas citações das cidades e países distantes dá a impressão de que com apenas um clique podemos nos "transportar" para o outro lado do mundo. Perceberemos também, que ele fala sobre os lados bons e maus da informática e além, ele mostra a interação que a tecnologia causa entre os povos.
O Gilberto Gil tem um histórico de composições maravilhosas e na época em que ele escreveu a música, a tecnologia no Brasil apenas estava se desenvolvendo.
Enfim, a sua música é a nova canção, para este novo milênio, onde a tecnologia é mais do que um luxo, é uma nova necessidade criada pelo Homem.

Diário de aprendizagem 20/02/08

Hoje continuamos a aprendizagem sobre a música "pela internet". As aulas estão em ritmo lento porque alguns colegas de classe não estão familiarizados com o micro. Eu já tenho meu gmail, apenas fiz os das minhas colegas, antes de congestionar o sistema. Ainda não tive nenhuma dificuldade ou descobri algo novo.

Eu já conhecia a música e tinha uma certa "simpatia" por ela.
O trabalho do Gilberto Gil já era conhecido por mim, até porque ele é meu conterrâneo (sou nordestina também). Gosto muito das músicas dele e das suas composições. Muito boa a colocação dele à respeito da tecnologia.

Diário de aprendizagem da aula 13/02/08

A primeira aula foi bem interessante. A professora apresentou - se e mostrou o conteúdo das aulas. Espero muito das aulas, anseio por coisas novas e veremos o que poderemos aprender nas aulas de informática.

Teremos dificuldades quanto à internet do laboratório, porque é um pouco lenta, mas nada que não possamos ter paciência. ;)

beijos

quarta-feira, 5 de março de 2008

Sarinha, pequena porém grande.

Olá, sejam bem - vindos ao meu blog. Pode criticar (tanto para o bem quanto para o mal).

Sou uma pessoa muito crítica e gosto de trocar informações.
Já digo que sou amante da história e não mudo meu partido. :)

Minhas expectativas em relação às aulas semestrais, são muitas. Como por exemplo:

- Como posso usar a informática de forma didática?
- Quais os benefícios que a informática pode trazer - me como professora e educadora?
- Por que a Informática é tão importante no cotidiano escolar?

Essas são as expectativas mais "gritantes" que tenho no momento. Espero que eu possa compreender o real valor da Informação na educação.

Muito obrigado,

Tchau.